A história da única charola em atividade no Espírito Santo se confunde com a história dos irmãos Quirino e é permeada por um forte sentimento devocional e narrativas de episódios místicos. Segundo contam, Manoel Quirino da Silva, pai dos atuais mestres, conheceu a charola quando morava na região de Alto Caparaó, pelo lado de Minas Gerais. Lá exercia a função de contramestre do grupo que tinha como mestre Sr. Felício. Ao mudar para Anutiba (município de Alegre), Manoel e seus dois filhos mais velhos, Esmael e Adílio Quirino da Silva, passaram a seguir o grupo, cujo mestre era Edgar Capetine. Isso aconteceu em 1953, quando Adílio tinha 7 anos, e seu irmão Esmael, 9 anos.
Quando Capetine deixou Anutiba, segundo relatam, José Nicotti, o Zezinho Nicotti, assumiu a função de mestre do grupo, que era folia e charola ao mesmo tempo. No ciclo natalino (de 24 de dezembro a 6 de janeiro) era folia de reis. Depois mudavam a bandeira e prosseguiam a jornada até 20 de janeiro, como charola. Com a saída de Zezinho Nicotti da região de Arataca, distrito de Anutiba, assumiu o grupo Denerval.
Um folião do grupo comandado por Capetine teria feito uma promessa e pedido as cópias das músicas, o que contribuiu para o surgimento da charola em Anutiba. Os irmãos Adílio e Ismael acompanharam o grupo até se tornarem rapazes. “Seu” Adílio relembra hoje que o irmão Esmael tornou-se mestre aos 18 anos, em 1962. O mais jovem, Izaías, passou a ser o contramestre.
“Seu” Adílio chegou a tocar a maioria dos instrumentos da charola. Com a morte do irmão Esmael, “aos 50 e poucos anos”, coube ao mais jovem, Izaías, assumir a função de mestre, e a Adílio, a de contramestre.



Sob o comando dos irmãos Quirino, a Charola de São Sebastião existe há mais de 70 anos e continua em pleno vigor, movida pela devoção ao “santo mártir guerreiro”. A família mantém a fé e o compromisso com a tradição. Os filhos de Ismael, Gesiel e João Batista, atuam como sanfoneiros. Se for levado em consideração o período em que o pai Manoel Quirino participava do grupo como contramestre, o grupo teria sido fundado por volta de 1930.