faixa_verde

A Fé

A Charola de São Sebastião reúne características do catolicismo popular e do esoterismo. Conforme explica o próprio mestre Izaías, está vinculada ao Círculo Esotérico, que se aproxima do kardecismo. Os rituais envolvem a apresentação de bate flechas, cânticos e orações.

Na Casa de Oração, erguida na localidade de Jacu em 2011, podem-se constatar as referências do hibridismo religioso. No altar e em outros pontos do local, há imagens de santos católicos, como Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, São Jorge, São Pedro, a Sagrada Família e, claro, São Sebastião.

O termo empregado pelos mestres para referenciar a religião que professam é esoterismo. No esoterismo “a bebida é água, e a vela, só branca”, ensina mestre Izaías. A casa de oração que funcionava em Alto Paulista foi transferida para Jacu em 2011. Mas as atividades em Alto Paulista, localidade de difícil acesso, ainda são realizadas regularmente, uma vez ao mês.

A charola foi mantida pelos três irmãos Quirino em devoção a São Sebastião, com influência direta da mãe Luzia Antônia de Lima, que também era devota. Segundo contam, há muitas histórias de graças alcançadas. “O milagre está acontecendo no meio da gente”, diz em referência à construção da casa de oração em Jacu, local de mais fácil acesso do que em Alto Paulista.